quinta-feira, 14 de abril de 2011

Medo e Crença


Existe uma relação entre medo e crença.
Quando dizemos que cremos é porque acreditamos em algo, temos aquilo como verdadeiro. Todo mundo crê em alguma coisa (até os que se dizem incrédulos acreditam que não acreditam, não é?).
O mesmo ocorre com o medo. Todos temos algum tipo de medo. O medo comum vem de estímulos reais de ameaça à vida, o que acaba sendo uma reação de proteção e preservação da integridade individual e coletiva. Pode ser até saudável se for traduzido por sabedoria, juízo e prudência. As variadas situações de medo exigem discernimento, pois o medo irracional toma conta da nossa consciência e nosso inconsciente não diferencia o que é real e o que é fantasia. Assim, o medo se torna doentio, pois oprime a vida da pessoa, lhe roubando a liberdade e a razão e a paralisando no caminho da fé e da conquista.
Sempre fui muito “crédula” e me arrisco a dizer que muitas vezes fui até ingênua! (mas esse é assunto pra outro post...). Por me apegar facilmente a pessoas e coisas, já “quebrei muito a cara”. Meu marido brincava dizendo que eu acreditava até em Papai Noel...
Confesso também que tenho alguns medos, uns foram mais simples de serem vencidos do que outros... Medo de quase todo bicho que se mova (hahaha... a barata é padrão), medo de altura, medo de perder as pessoas que eu amo, medo de ser inconveniente, medo de pessoas que não aceitam ser contrariadas, medo daquelas que acham que estão sempre certas, medo de certos tipos de carência... Enfim, medos!
Entretanto, no decorrer desses meus 38 anos de vida (com carinha de 20, convenhamos... hahaha!), aprendi com variadas experiências que a base para abortarmos o medo é crendo! Isso mesmo, crendo!
Opa, parece incoerência? Não...
Precisamos acreditar no que vale a pena... Se pautarmos nossa vida na Palavra de Deus, buscando vivê-la e se buscarmos conhecer a Deus e ter uma visão clara Dele, de quem Ele é, a revelação de que Ele é o centro e a razão de todas as coisas e se galgarmos com Ele em comunhão, poderemos ter certeza de que mesmo que o mundo desapareça debaixo de nossos pés, estaremos agarrados e sustentados em Suas mãos, e assim, venceremos nossos medos!
É nas horas mais difíceis que Deus se amplia. É nessas horas que começamos a conhecer mais a Deus. Esse bem precioso e maravilhoso começa a se ampliar na nossa frente na hora da luta, das tribulações, do medo! Tudo o que é natural acaba, tudo o que confiamos neste mundo acaba, mas quem conhece a Deus jamais será abalado. E aquilo que o diabo veio tentar roubar, matar e destruir é revertido em benção!
Preciso dizer: não acredito mais em Papai Noel... Ah, e não tenho mais tantos medos...
Um abraço grande e até!
Lu





5 comentários:

  1. Legal Lu! Parabéns pelo Blog...
    Beijos e saudades....
    Sandra, Bruno e Luccas

    ResponderExcluir
  2. vou dar um ex: pessoal. Medo x Crença.
    eu tinha medo de barata até ser mãe,mas quando vejo a Livia gritando por uma barata a mata com o pé,sem chinelo..rs .
    não sei se é para confortar a minha filha ou se é para não ouvir gritos...rs.
    Eu tomo muito cuidado para não ser inconveniente,mas existem pessoas que tem prazer.em ser,nesse caso eu as supero,pronto..acabo com o mal pela raiz.
    Tenho também Amigos,q amooo de todo ♥,mas que não ando nos mesmo lugares e quase nunca saimos junto,mas não tenho medo de perdê-los,pois tenho convicção q o amor q sinto é de uma amizade verdadeira.Na verdade eu saio 99% só com minha familia,pois é muito complicado achar mesa para mais de cinco pessoas...rs
    Creio de todo coração q nada irá substituir essas amizades,tenho amigos q amo com a msm intencidade,mas cada um com sua exência,com sua história.
    Nunca acreditei em papai noel,mas tenho amigos q já acreditaram um dia...hihihi,creio q DEUS me deu esse tipo de amizade para completar a obra em minha vida,assim sem ter crido,posso usufluir dessa pureza/inocência.....E essa receitinha q você deu realmente é infalível DEUS x primeiro lugar em tUdO na nossa vida♥
    NÃO SEI ONDE VC COMPROU SEU ESPELHO ...RS
    MAS EU TAMBÉM ACHO Q TDS Q PASSAM DOS TRINTA,CONTINUAM COM CARINHA DE 20...HIHIHI..
    BJ.

    ResponderExcluir
  3. Poderia resumir o significado de tudo isso para mim com duas simples, mas poderosas palavras: Providência Divina, rs.
    Quem não tem medo, não é mesmo?
    Ainda bem que Jesus já nos deu o remédinho, melhor, se fez de "xarope"! haha
    E obrigada por lembrar-nos, ou melhor, lembrar-me dele.

    "Amo você e os seus textos" (Mais a você, tia Lu, rs).


    Beijos,
    Thais R.

    ResponderExcluir
  4. Querida Luciana que iniciativa boa a sua! Uma maneira de aproximarmos com a oportunidade de interagirmos.
    Muito oportuno o tema pois vivemos um tempo de medo e insegurança que chega quase ao insuportável. Comprovando estão os lucros dos que se dedicam a nos venderem a sensação de proteção, com aparatos dos mais modernos. Mas qual a proteção paro medo do que está próximo, dentro de casa, como um marido violento ou uma mãe agressiva? Qual a proteção para o medo do descaso e desprezo do que se julga melhor ou superior a mim? Qual a proteção para o medo do preconceito e julgamento daquilo que em mim não se encaixa no convencional? Qual a proteção para o medo de algo que em mim se manifesta frente as situações as quais me desestabilisam e me fazem inábil, descrente, incapaz, ineficaz, paralisado...? O verdadeiro medo é bem mais íntimo e próximo do que podemos ou queremos evidenciar. Como na prática ,vivenciar a realidade da palavra nesse contexto limitador?

    ResponderExcluir
  5. Claudinha,
    Aprendi na prática, como escrevi, que "... É nas horas mais difíceis que Deus se amplia. É nessas horas que começamos a conhecer mais a Deus..." Não é nada fácil, o processo nem sempre é tão rápido, mas é o que funciona! Funcionou comigo!! Um beijo!!!

    ResponderExcluir